Quintas com Saúde | Ciclo de Conferências ICS-Porto 2017/18

Refletindo sobre problemas emergentes da comunidade e os reflexos que os mesmos podem ter sobre a saúde individual e coletiva, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa promove encontros quinzenais abordando temas vários decorrentes de solicitações e emergências sentidas: desde abordagens terapêuticas (feridas, estimulação cognitiva…) até ao envelhecimento, ao cuidado dos mais vulneráveis (idosos, pobres e doentes) e aos problemas inerentes ao fim de vida.

Participação gratuita, sujeita a inscrição prévia obrigatória. Por favor, clique no título de cada evento e registe-se.

MÊS

DIA

TEMA

ORADOR

2018
13 Vacinação contra o sarampo. Controlo ou eliminação? Guilherme Gonçalves (ICBAS, UP)
2018
29 Varizes: riscos e prevenção Luís Loureiro (Centro Hospitalar do Porto)
2018
18 Nanotecnologia, alimentação e neutracêuticos Patrícia Batista (Universidade Católica Portuguesa, Centro de Biotecnologia Fina - CBQF)
2018
7 Incontinência urinária: uma situação/problema com soluções? Maria João Guerra (Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde)
21 Pessoas idosas vulneráveis. Impedir que caiam ou prevenir a queda? O dilema dos profissionais das áreas social e da saúde. Armando Almeida (Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde)
2018
10 As infeções sexualmente transmitidas: como prevenir, como agir António Tomé (Diretor do Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto)
2018
5 Bullying e burnout em profissionais de saúde: Prevenção e deteção de riscos psicossociais no trabalho Luís Sá (Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde)
19 A fertilidade e a sua programação: uso de métodos naturais e farmacológicos Ana Rosa Costa (Serviço de Ginecologia e Obstetrícia CHSJ; Assistente de Terapêutica da FMUP; Vice-Presidente da SP da Contraceção)
2018
1 Transição para o exercício do papel de prestador de cuidados informal Tânia Costa (Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde)
15 Fim de vida e luto: Quando o cuidado não esmorece Patrícia Coelho (Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde)
2018
22 O cancro: particularidade da doença nos idosos Miguel Abreu (Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil)
2018
18 O sentir dos estados do corpo: o processo interoceptivo como importante biomarcador de saúde e de doença Carla Vieira (Prof. Universidade Católica, ICS-Porto)
2018
11 O Cérebro: desafios na recuperação/reabilitação pós acidente vascular cerebral - Miguel Pais-Vieira (Doutorado em biologia humana e trabalha essencialmente em modelos animais)
- Nicolas Lori (Doutorado em física e trabalha essencialmente em imagiologia)

2017

14 Contratualizar o Poder das Comunidades nos CSP - Pedro Melo (Prof. Universidade Católica, ICS-Porto)
2017
16 Diabetes: que cuidados para que riscos - Cláudia Sobreira Araújo (Enfª CSP, Viana do Castelo)
- João C. Amado (Prof. Universidade Católica, ICS-Porto).
23 Saúde na Católica: aplicação de FANTÁSTICO - João C.Amado e Constança Festas (Prof. Universidade Católica, ICS-Porto)
- Patrícia Batista (Bolseira pós doc ESB-UCP Porto)
2017
12 O cérebro: um mundo a descobrir Prof. Doutor A. Castro Caldas | Diretor do ICS
19 Cuidados Paliativos: o papel e a intervenção de uma equipa de cuidados. - Patrícia Coelho | Assistente no ICS Porto. Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos. - Anabela Cadavez | Internista, Diretora do Serviço de Medicina Paliativa do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.