Intervenção Familiar Sistémica

Início Término Designação
21.06.2019 21.06.2019 Intervenção Familiar Sistémica

» Intervenção Familiar Sistémica

 

Enquadramento

Abordar a família como unidade de cuidados, exige uma avaliação da família numa perspetiva sistémica, enquadrando o todo e as partes e considerando a influencia da saúde de cada um dos membros na saúde da família e a saúde da família na saúde de cada um dos membros.
Neste curso abordaremos o processo de intervenção familiar sistémica, no contexto dos cuidados de saúde em geral e de Enfermagem de Saúde Familiar em Particular.

Objetivos
- Identificar os referenciais de abordagem sistémica nos cuidados de saúde à família (a teoria geral dos sistemas, as teorias da comunicação, a cibernética, a biologia da cognição).
- Identificar as características globais dos Modelos e Teorias de Enfermagem de Saúde Familiar.
- Identificar intervenções à família numa perspetiva sistémica, com impacto na saúde familiar.

Programa:
-  Referenciais de abordagem sistémica nos cuidados de saúde à família (a teoria geral dos sistemas, as teorias da comunicação, a cibernética, a biologia da cognição).
- Noções gerais dos Modelos e Teorias de Enfermagem de Saúde Familiar (Modelo de Friedman, Modelo de Avaliação e Modelo de Intervenção Familiar de Calgary e Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar);
- Intervenção Familiar Sistémica: Intervenções de ajuste ou eficácia, perguntas de intervenção, intervenções nos domínios cognitivo, afetivo e comportamental.

Metodologia:
Metodologia ativa (estudos de caso) e diálogo interrogado e metodologia expositiva (exposição). Avaliação formativa que permite certificado de frequência

Destinatários:
Licenciados em Enfermagem/ Enfermeiros

Data e Horário:
21 de junho de 2019 – 9h às13h e 14h às 18h.

Docente:
Doutor Pedro Melo
Instituto de Ciências da Saúde (Porto)
Universidade Católica Portuguesa

Investimento:
Em contexto de formação contínua a frequência terá o custo de 40€. O estudante frequenta o programa, mas não é sujeito a avaliação. Será passada a declaração de frequência, com referência ao número de horas e programa frequentado.
 

Ficha de Inscrição