Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde - 8ª edição

Possibilidade de assistir às aulas à distância

Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde, com especialização em:

• Laboratórios Clínicos
  • Serviços Farmacêuticos
  • Centros de Saúde
  • Serviços de Urgência
  • Unidades de Internamento
  • Serviços de Instalações e Equipamentos

Face aos constantes e crescentes desafios que se colocam ao Sector da Saúde em Portugal é imperativa a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos doentes/utentes. A implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade nas Unidades de Saúde, como objetivo estratégico, é essencial para a melhoria dos processos e contribui para  uma maior eficiência na utilização dos recursos.

Conhecer as necessidades e expectativas de todas as partes envolvidas (órgãos de gestão, profissionais de saúde, doentes/utentes e sociedade, entre outros) e prestar um serviço de modo sistemático e consistente que vá ao seu encontro, é um pilar fundamental na gestão das unidades de saúde. Consideramos que a aquisição, desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências no domínio dos Sistemas de Gestão da Qualidade são essenciais para todos os profissionais de Saúde.

Este curso de Pós-Graduação tem como objetivo dotar os participantes de formação técnica e científica, em contexto multidisciplinar e com uma visão integrada, na área da gestão da qualidade em saúde. Assim, pretende-se que no final deste curso os participantes estejam habilitados a:

• Responder às necessidades das unidades de saúde em matéria de gestão da qualidade;
  • Identificar os requisitos aplicados às organizações de saúde e aplicar ferramentas de gestão na planificação das atividades;
  • Interpretar a norma de gestão da qualidade NP EN ISO 9001 e sua integração com outros sistemas de gestão;
  • Reconhecer os princípios gerais das auditorias da qualidade e participar em auditorias internas da qualidade;
  • Potenciar investigação nesta área.

Para a implementação e desenvolvimento desta formação pós-graduada estabeleceu-se uma parceria entre a APCER e Instituto de Ciências da Saúde, da Católica Porto. Adicionalmente, esta Pós-Graduação conta com o apoio da Escola Superior de Biotecnologia, da Católica Porto.

Ver folheto »»

Informações da 7ª Edicão aqui.

Especializações:
Laboratórios Clínicos | Serviços de Urgência | Serviços Farmacêuticos | Unidades de Internamento | Centros de Saúde | Serviços de Instalações e Equipamentos
Pós Graduação
Regime:
Pós-Laboral
Campus:
Campus Foz

Titulares de Licenciaturas em áreas da Saúde, ou outros licenciados que trabalhem ou pretendam vir a trabalhar na área da Gestão da Qualidade em Saúde.

CERTIFICADO DE AUDITOR INTERNO DA QUALIDADE

O acesso ao Certificado de Auditor Interno da Qualidade é garantido aos participantes que concluírem o curso e que, mediante apresentação de candidatura, demonstrem ter, simultaneamente:

a) Dois anos de experiência profissional, a tempo inteiro, nos últimos 6 anos;

b) Um ano de experiência em funções ligadas ao domínio da qualidade;

c) Participação, nos últimos 2 anos, como auditor em pelo menos 2 auditorias no âmbito da Norma ISO 9001, que correspondam no global a um mínimo de 3 dias de auditorias.

Caso o participante não reúna a totalidade das condições de experiência referidas em - a) e b) e de auditoria c) - dispõe de mais 6 meses após a comunicação dos resultados da avaliação escrita para proceder à candidatura a Auditor Interno da Qualidade.

Regulamento:

Curso promovido em parceria com a APCER.

A conclusão do Curso permite o acesso ao Certificado de Auditor Interno da Qualidade, se cumpridas cumulativamente as condições de experiência profissional exigidas pela APCER.

É possível a inscrição em unidades curriculares isoladas, a efetivar pelo pagamento inicial do seu valor total. Inclui avaliação e certificado de frequência. Unidades isoladas com aproveitamento podem ser creditadas na frequência de edição posterior do curso.

Pós-Graduação com creditação de 30 ECTS - 180h de contacto.

As aulas decorrem de outubro de 2017 a julho de 2018, intercalando 16 semanas para estudo individual, ao longo de 37 semanas, às 6ª feiras das 14h00 às 20h00 e aos sábados das 9h00 às 13h00. O seminário final decorrerá a uma quinta-feira das 17h00 às 20h00.

• Margarida Vieira, Instituto de Ciências da Saúde - Católica Porto
  • João Neves Amado, Instituto de Ciências da Saúde - Católica Porto
  • Rui Oliveira, APCER
  • Joana Freitas, APCER