Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde

11ª edição

Sessões de participação síncrona à distância, com possibilidade de assistência presencial

Acesso a Certificação de Auditores Internos da Qualidade

Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde, com especialização em:

• Laboratórios Clínicos
  • Serviços Farmacêuticos
  • Centros de Saúde
  • Serviços de Urgência
  • Unidades de Internamento
  • Serviços de Instalações e Equipamentos

Face aos constantes e crescentes desafios que se colocam ao Sector da Saúde em Portugal é imperativa a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos doentes/utentes. A implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade nas Unidades de Saúde, como objetivo estratégico, é essencial para a melhoria dos processos e contribui para  uma maior eficiência na utilização dos recursos.

Conhecer as necessidades e expectativas de todas as partes envolvidas (órgãos de gestão, profissionais de saúde, doentes/utentes e sociedade, entre outros) e prestar um serviço de modo sistemático e consistente que vá ao seu encontro, é um pilar fundamental na gestão das unidades de saúde. Consideramos que a aquisição, desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências no domínio dos Sistemas de Gestão da Qualidade são essenciais para todos os profissionais de Saúde.

Este curso de Pós-Graduação tem como objetivo dotar os participantes de formação técnica e científica, em contexto multidisciplinar e com uma visão integrada, na área da gestão da qualidade em saúde. Assim, pretende-se que no final deste curso os participantes estejam habilitados a:

• Responder às necessidades das unidades de saúde em matéria de gestão da qualidade;
  • Identificar os requisitos aplicados às organizações de saúde e aplicar ferramentas de gestão na planificação das atividades;
  • Interpretar a norma de gestão da qualidade NP EN ISO 9001 e sua integração com outros sistemas de gestão;
  • Reconhecer os princípios gerais das auditorias da qualidade e participar em auditorias internas da qualidade;
  • Potenciar investigação nesta área.

Para a implementação e desenvolvimento desta formação pós-graduada estabeleceu-se uma parceria entre a APCER e Instituto de Ciências da Saúde – Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Participação nas sessões

Atendendo às recomendações atuais, decorrentes da pandemia COVID 19, todas as sessões serão transmitidas de forma síncrona através dos sistemas de apoio ao ensino em uso na Universidade Católica Portuguesa. Estão previstas algumas sessões (a divulgar oportunamente) que decorrerão com possibilidade de assistência presencial nas instalações da UCP. Os momentos de avaliação serão presenciais nas instalações da UCP.

Ver folheto »»

Informações da 10ª Edicão aqui.

Especializações:
Laboratórios Clínicos | Serviços de Urgência | Serviços Farmacêuticos | Unidades de Internamento | Centros de Saúde | Serviços de Instalações e Equipamentos
Pós Graduação
Regime:
Pós-Laboral
Campus:
Campus Foz

Titulares de Licenciaturas em áreas da Saúde, ou outros licenciados que trabalhem ou pretendam vir a trabalhar na área da Gestão da Qualidade em Saúde.

CERTIFICADO DE AUDITOR INTERNO DA QUALIDADE

O acesso ao Certificado de Auditor Interno da Qualidade é garantido aos participantes que concluírem o curso e que, mediante apresentação de candidatura, demonstrem ter, simultaneamente:

a) Dois anos de experiência profissional, a tempo inteiro, nos últimos 6 anos;

b) Um ano de experiência em funções ligadas ao domínio da qualidade;

c) Participação, nos últimos 2 anos, como auditor em pelo menos 2 auditorias no âmbito da Norma ISO 9001, que correspondam no global a um mínimo de 3 dias de auditorias.

Caso o participante não reúna a totalidade das condições de experiência referidas em - a) e b) e de auditoria c) - dispõe de mais 6 meses após a comunicação dos resultados da avaliação escrita para proceder à candidatura a Auditor Interno da Qualidade.

Regulamento:

Curso promovido em parceria com a APCER.

A conclusão do Curso permite o acesso ao Certificado de Auditor Interno da Qualidade, se cumpridas cumulativamente as condições de experiência profissional exigidas pela APCER.

É possível a inscrição em unidades curriculares isoladas, a efetivar pelo pagamento inicial do seu valor total. Inclui avaliação e certificado de frequência. Unidades isoladas com aproveitamento podem ser creditadas na frequência de edição posterior do curso.

Pós-Graduação com creditação de 30 ECTS - 180h de contacto.

As aulas decorrem de 09 de outubro de 2020 a 15 de julho de 2021, intercalando 16 semanas para estudo individual, ao longo de 37 semanas, às sextas-feiras das 14:30h às 20:30h e aos sábados, das 08:30h às 13:00h. Pode haver pontualmente sessões no sábado à tarde. O seminário final decorrerá a uma quinta-feira das 17h30 às 20h30.

• Margarida Vieira, Instituto de Ciências da Saúde – Porto, UCP
  • João Neves Amado, Instituto de Ciências da Saúde – Porto, UCP
  • Dora Gonçalo, APCER
  • Joana Freitas, APCER