Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho - 5ª Edição

A Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho visa dotar os enfermeiros de competências próprias que lhes permitam estabelecer parcerias com os trabalhadores/ empregadores, com a finalidade de melhorar a saúde e a segurança dos indivíduos em ambiente laboral.

Aposta-se assim numa diferenciação profissional, tendo por base o conhecimento de enfermagem, para desenvolver ambientes laborais mais saudáveis e produtivos, tendo em conta os padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem, sem descurar o conhecimento multidisciplinar necessário para interagir dentro de uma equipa de saúde ocupacional. Nesse sentido, a formação é orientada para metas, baseada nas necessidades do trabalhador, com enfoque no trabalho e no ambiente de trabalho (FOHNEU, 1995).

Este curso, estando desde o início acreditado pela Direção-Geral de Saúde (2015), por forma a dar respostas à orientação nº 9/2014, que previa a necessidade de reconhecimento de competências específicas nesta área, foi agora reestruturado, de acordo com o Regulamento n.º 372/2018 - Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem do Trabalho, estando acreditado pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de Qualificação Profissional, com a atribuição de 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDP) e para acesso à atribuição de Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem do Trabalho.

O curso pretende formar Enfermeiros do Trabalho para:

• gerir a saúde do trabalhador ou de grupos de trabalhadores através do seu empoderamento e da promoção de ambientes de trabalho saudáveis e seguros;
  • trabalhar inseridos numa equipa de saúde ocupacional, contribuindo com a sua visão disciplinar para a integração dos diferentes níveis de prevenção, de acordo com as caraterísticas do local de trabalho;
  • investigar os contextos laborais promovendo a otimização da saúde, a prevenção da doença/do acidente e a redução dos riscos para a saúde.

Resultados de Aprendizagem

Demonstrar conhecimentos aprofundados e uma perspetiva mais alargada sobre a história e os modelos teóricos de Enfermagem do Trabalho, bem como o seu contributo para a promoção da saúde em contexto laboral;

Ser capaz de integrar contributos da gestão, ética e direito laboral como fundamentos essenciais à tomada de decisão clínica;

Ser capaz de integrar contributos da epidemiologia, do planeamento em saúde e da bioestatística, para investigar necessidades em saúde, nos contextos de trabalho;

Demonstrar conhecimentos sobre os diferentes agentes físicos, químicos, biológicos e psicossociais associados a riscos nos locais de trabalho;

Ser capaz de gerir e interpretar de forma sistemática a informação proveniente de diferentes fontes, para análise das situações complexas relativas à saúde das pessoas e aos cuidados de enfermagem em contexto laboral;

Ser capaz de estruturar um protocolo de investigação/ projeto de intervenção tendo em conta as necessidades em saúde sensíveis aos cuidados da Enfermagem do Trabalho;

Ser capaz de comunicar os seus diagnósticos/projetos/resultados perante audiências especializadas, utilizando diferentes formas de divulgação científica.

Metodologia

Nas aulas práticas e teórico-práticas serão privilegiados os métodos ativos, interativos e colaborativos. Na componente de estágio o enfoque irá recair sobre a reflexão acerca das competências desenvolvidas.

O curso funciona em regime presencial com a possibilidade de, em algumas aulas, os estudantes poderem assistir à distância através da plataforma Collaborate Ultra.

As diversas unidades curriculares do curso terão uma avaliação individualizada.

A avaliação é diversificada (exame, trabalho, projeto, seminário, portefólio) mas centrada no desenvolvimento de competências dos estudantes.

O curso contará ainda com uma avaliação integral, onde os estudantes poderão expressar os conhecimentos adquiridos e/ou as competências desenvolvidas, através da realização de um artigo científico e uma comunicação ou poster para serem apresentados no seminário final do Curso

Pós Graduação
Regime:
Pós-Laboral
ECTS:

Enfermeiros que exerçam, ou pretendam exercer enfermagem, em serviços de saúde ocupacional em empresas ou hospitais; em empresas prestadoras de serviços de saúde ocupacional; em Unidades de Saúde Pública; ou que pretendam desenvolver competências em Enfermagem do Trabalho.

Terças e quartas-feiras das 17h30 às 21h30 e

Sábados das 9h00 às 13h00