Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho - 4ª Edição

PrintPrint

Com a finalidade de melhorar a saúde e a segurança dos indivíduos, mudando o ambiente de trabalho em colaboração com o trabalhador, a enfermagem no trabalho é orientada para metas, baseada nas necessidades do trabalhador, com enfoque no trabalho e no ambiente de trabalho (FOHNEU, 1995). 

A Pós-Graduação (PG) em Enfermagem do Trabalho visa dotar os enfermeiros de competências próprias que lhes permitam agir no ambiente específico das organizações de trabalho. Existindo um referencial para a formação de enfermeiros do trabalho da “Federation of Ocupational Health Nurses Whitin the European Union”, adotado pela “Associação Nacional de Enfermeiros do Trabalho (ANET)”, integramos o core curriculum definido por esta federação, nos conteúdos programáticos desta PG. Por outro lado, a Ordem dos Enfermeiros em colaboração com a ANET corroboram com as diretivas da FOHNEU para o Ensino da Enfermagem do trabalho consideram que “o ensino da enfermagem no trabalho é uma actividade de pós-graduação que se baseia no princípio da aprendizagem contínua ao longo da vida” (FOHNEU, 1995; OE, ANET,2014). 

Pretendemos assim, dar resposta ao quadro normativo atual da Enfermagem do Trabalho, nomeadamente com a saída da Orientação nº 9/2014 da Direção-Geral da Saúde de 3.06.2014, que prevê a necessidade de reconhecimento de competências específicas nesta área. 

 

Objetivos

  1. Analisar os fundamentos da Enfermagem do Trabalho, em ligação à evolução histórica verificada;
  2. Enquadrar a epidemiologia no contexto particular da Enfermagem do Trabalho;
  3. Analisar os instrumentos do planeamento em saúde, na perspetiva especial da Enfermagem do Trabalho;
  4. Discutir os princípios e os modelos de gestão aplicados à Enfermagem do Trabalho;
  5. Analisar os princípios e as práticas de promoção da saúde no trabalho;
  6. Analisar as intervenções de Enfermagem do Trabalho;
  7. Discutir princípios e modelos de melhoria contínua da qualidade aplicados à Enfermagem do Trabalho.

 

Resultados de Aprendizagem

Desenvolvimento de competências nos seguintes domínios:

  1. Compreensão da história e dos fundamentos da Enfermagem do Trabalho;
  2. Comunicação em ambiente de Enfermagem do Trabalho;
  3. Planeamento em Enfermagem do Trabalho;
  4. Gestão de unidades de saúde do trabalho;
  5. Promoção da saúde no trabalho;
  6. Evolução e desenvolvimento das unidades de saúde do trabalho.

 

Metodologia

Será utilizada uma metodologia predominantemente activa, interactiva e colaborativa. Recorre-se ao método expositivo e teórico com recurso frequente à realização de trabalhos e discussão de conteúdos.

 

Avaliação

As diversas unidades curriculares do curso terão uma avaliação individualizada.
O curso contará ainda com uma avaliação integral, onde os estudantes poderão expressar os conhecimentos adquiridos e/ou as competências desenvolvidas, através da realização de um artigo científico e uma comunicação ou poster para serem apresentados no seminário final do Curso

Esta Pós-Graduação tem o Patrocínio Institucional da Direção Geral da Saúde.

Área de Estudos: 
Ciências da Saúde
Grau de Ensino: 
Pós Graduação
Regime: 
Pós-Laboral
ECTS: 
30
Campus: 
Campus Foz
Destinatários: 

Enfermeiros do Trabalho e outros enfermeiros generalistas, que pretendam desenvolver competências no âmbito da Enfermagem do Trabalho.

Horários: 

Segundas, Terças e Quartas-feiras das 17h00 às 21h00
172 horas presenciais

Coordenação: 
Comissão Coordenadora
 
  • Amélia Simões Figueiredo, Professora Adjunta do ICS da UCP (Lisboa), Doutora em Educação – Formação de Adultos; Enfermeira Especialista em Saúde Pública; Coordenadora da Área Cientifica de Enfermagem Comunitária (Lisboa). Título de especialista DL 206/09.
     
  • Luis Sá, Professor Auxiliar do ICS da UCP (Porto). Doutor e Mestre em Saúde Mental; Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica; Pós-graduado em Sistemas de Informação em Enfermagem. 
     
  • Teresa Rasquilho Vidal, Professora Adjunta do ICS da UCP, Mestre em Comunicação em Saúde; Enfermeira Especialista em Saúde Pública (Lisboa).
     
  • Armando Manuel Gonçalves de Almeida. Assistente Convidado (Porto). Mestre em Enfermagem. Pós-graduado em Sistemas de Informação em Enfermagem e em Supervisão Clínica em Enfermagem. Doutorando em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Comunitária. Título de especialista DL 206/09.
Contactos: 

Local de Funcionamento

Universidade Católica Portuguesa
Campus Foz
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005
Porto