Doutoramento em Enfermagem

PrintPrint
Plano de Estudos: 

O Grau de Doutor em Enfermagem será conferido pela elaboração e defesa de uma tese original na área de Enfermagem, exigindo-se aos candidatos que demonstrem capacidade de compreensão da área disciplinar, competências, aptidões e domínio de métodos de investigação e tenham realizado investigação que mereça a divulgação a nível nacional e internacional.

Para a concepção do projecto de investigação que sustentará a tese, oferece-se um Curso de Doutoramento que integra unidades curriculares que poderão totalizar até 60 créditos ECTS.

Cada crédito corresponde a 25 horas de trabalho. O número de créditos por unidade curricular fundamenta-se nas horas de contacto e de trabalho do aluno, que inclui, entre outros, a investigação individual para aprofundamento de conhecimentos e para a elaboração de trabalhos e artigos científicos, a apresentação pública em seminários e discussão em sala de aula.

Considerando o previsto no Decreto-lei 74/2006, de 25 de Março, o grau de Doutor em Enfermagem será concedido a quem demonstre:

  • capacidade de compreensão sistemática na área científica de Enfermagem;
     
  • competências, aptidões e domínio dos métodos de investigação na área de Enfermagem;
     
  • capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências de qualidade e integridade académicas;
     
  • ter realizado um conjunto significativo de trabalhos de investigação original, que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento em Enfermagem, parte do qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações com comité de selecção;
     
  • ser capaz de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas na área de Enfermagem e da Saúde em geral;
     
  • ser capaz de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral, sobre a área de Enfermagem em que é especializado;
     
  • ser capaz de, numa sociedade baseado no conhecimento, promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

Em todas as unidades curriculares os estudantes deverão demonstrar a compreensão dos domínios estudados pela elaboração de textos, artigos científicos e exposição em actividades científicas, das suas ideias e investigações, sujeitos a avaliação.

Previamente à defesa da tese, o estudante deverá, no mínimo, ter publicado em revista internacional indexada na SCOPUS um artigo na sua área de investigação.

 

PLANO DE ESTUDOS (resumo)

Aulas uma vez por mês às quintas, sextas-feiras e sábados, das 9h00 às 18h00.

Unidades Curriculares ECTS HC*
Seminário de projeto 12 48

Área de Especialização a)

- Enfermagem Avançada
- Educação em Enfermagem
- História e Filosofia de Enfermagem
- Gestão de Unidades de Saúde e Serviços de Enfermagem

24 96
Métodos de Investigação I 06 24
Métodos de Investigação II 12 48
Métodos de Investigação III 06 24
TESE 180 -

* Horas de Contacto
a) cada estudante deverá completar 18 ECTS na sua área de especialização e 6 créditos noutra área.