Escola de Enfermagem da Católica e Caritas Diocesana do Porto na formação de voluntários paroquiais

Prosseguindo a missão de colaboração com as organizações da Igreja na atenção preferencial às pessoas mais vulneráveis, a Escola de Enfermagem participou, no dia 1 de outubro de 2016, em mais uma formação para voluntários paroquiais, em colaboração com a Caritas Diocesana do Porto.

Desta vez, a ação foi dirigida a grupos de voluntários integrados em diversas áreas da ação social da Paróquia de Espinho, nomeadamente ligados ao serviço a pessoas sem-abrigo, visitadores de pessoas idosas e doentes em contexto domiciliário e ainda membros das Conferências da Sociedade de São Vicente de Paulo na zona.

A colaboração da UCP esteve a cargo da docente Tânia Costa, Assistente da Escola de Enfermagem (Porto) do Instituto de Ciências da Saúde, que abordou questões relacionadas com o envelhecimento e a saúde, com o estudo de casos reais relatados pelos voluntários. Foi possível potenciar a reflexão acerca do trabalho em equipa/comunicação e encontrar, em conjunto, respostas personalizadas para as dificuldades que cada um dos voluntários identificou na prática que desenvolve.