Diretora do ICS Porto na II Conferência Internacional de Investigação em Enfermagem

 A Prof. Doutora Margarida Vieira realizou hoje, dia 20 de fevereiro de 2015, na ESEnfCVPOA uma conferência intitulada “Pessoa, Saúde, Ambiente e Enfermagem”.

Iniciou a apresentação focando-se na pessoa como sendo o centro de toda a ação da enfermagem e onde a arte da profissão se alicerça e debruça.

O ser humano apresenta durante a sua vida, da conceção à morte, momentos de enfermidade em que não pode cuidar de si e necessita de ser cuidado. Continuou referindo que a pessoa, no seu devir permanente, sofre a influência dos processos de vida e insere-se obrigatoriamente na relação com a "família" (composta por todas as pessoas significativas e onde se incorporam os familiares cuidadores) e com a comunidade, onde ser incluem os serviços de saúde. Terminou a apresentação introduzindo a componente ambiente, como elemento transversal ao cuidado, conciliando a presença dos enfermeiros como pessoas que querem, sabem e podem, prestar cuidados de excelência à pessoa em todas as fazes e contextos de vida.

No período de debate reforçou a necessidade de todos os enfermeiros atenderem à importância dos cuidados de enfermagem na sociedade (onde também há lugar à gratuidade), o consequente valor e o custo justo.

Consulte aqui mais informações.