Quintas com Saúde | Varizes: riscos e prevenção

29.11.2018 14:00
Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

29.11.2018 14:00 Quintas com Saúde | Varizes: riscos e prevenção Link: http://www.saude.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/quintas-com-saude-varizes-riscos-e-prevencao

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

Sala EC019

Doença Venosa Crónica
 
A Doença Venosa Crónica resulta da insuficiência das veias das pernas em consequência de alterações na parede e nas válvulas das mesmas. Assim o sangue tem mais dificuldade em ser transportado de regresso ao coração acumulando-se nas pernas.
 
Esta acumulação de sangue nas pernas leva à inflamação venosa e, consequentemente, ao aparecimento dos primeiros sintomas, como a dor, pernas cansadas e pernas pesadas, bem como às situações mais graves de varizes, edema (pernas inchadas), alterações da cor da pele ou mesmo úlcera venosa.
 
Em Portugal esta doença tem uma elevada prevalência, atingindo cerca de 35% da população adulta, com maior incidência nas mulheres a partir dos 30 anos, embora também afete os homens. 
 
O que pode causar a Doença Venosa Crónica?
 
Os fatores de maior relevo no seu desenvolvimento são a idade avançada, o género feminino, as gravidezes, a predisposição familiar e a obesidade. Existem ainda algumas condutas do quotidiano que podem influenciar o aparecimento e evolução da Doença Venosa Crónica, tais como falta de exercício físico, tabaco, dieta obstipante, estar longos períodos de pé ou sentado(a) estaticamente, estar em locais quentes e usar roupas apertadas ou sapatos com tacão demasiado alto ou raso. 
 
Esta sessão conta com a participação de Luís Loureiro (Centro Hospitalar do Porto).
 
Coordenação: Prof. Doutor João Costa Amado
 
Inscrição gratuita mas obrigatória aqui.