Quintas com Saúde | Nanotecnologia, alimentação e nutracêuticos

18.10.2018 17:30
Campus Foz

18.10.2018 17:30 Quintas com Saúde | Nanotecnologia, alimentação e nutracêuticos Link: http://www.saude.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/ciclo-conferencias-2018-quintas-com-saude-esta-volta-ao-instituto-ciencias-saude

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

Sala EC019

A nanotecnologia é uma área interdisciplinar emergente, resultante da combinação da biologia, da química e da engenharia. Tem sido alvo de grande interesse científico e económico neste século, apresentando evidentes progressos no campo das ciências biomédicas, médicas, farmacêuticas, alimentar e ambiental.

A nanotecnologia na área alimentar é relativamente recente e tem vindo a explorar um universo de novas aplicações: aperfeiçoamento das propriedades dos compostos alimentares, aumento da absorção e biodisponibilidade dos nutracêuticos, desenvolvimento de suplementos alimentares, aperfeiçoamento de embalagens. Aplicando os mesmos princípios dos sistemas de libertação controlada de medicamentos, desenvolvidos na indústria farmacêutica, estão a desenvolver-se sistemas de administração adequados para a indústria alimentar, por exemplo a encapsulação de compostos bioactivos.

Esta área promissora tem mostrado resultados surpreendentes. Contudo, é importante compreender a interação desta tecnologia com os organismos vivos, avaliando os efeitos biológicos de um nanomaterial.

Esta sessão conta com a participação de Patrícia Batista (Universidade Católica Portuguesa, Centro de Biotecnologia Fina - CBQF).

Coordenação: Prof. Doutor João Costa Amado

Inscrição gratuita mas obrigatória aqui.