Apresentação

Os Encontros Luso-Brasileiros de Enfermagem, centrados na Humanização e Cuidados de Enfermagem, tiveram o seu início em 2005, assentes no protocolo entre o Centro Universitário de São Camilo e a Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de partilhar a produção de conhecimento na área. 
 
O VIII Encontro ocorreu na cidade de Fortaleza, contando também com a parceria da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Ceará e a Faculdade Católica Rainha do Sertão. 
 
O tema central do XI ELB de Enfermagem, a realizar na cidade de Lisboa, no campus de Palma de Cima da Universidade Católica Portuguesa, nos dias 2 e 3 de novembro de 2017 é “O Cuidado de Enfermagem: História e Inovação”, desenvolvido em quatro eixos temáticos:
- História e Filosofia de Enfermagem;
- Investigação e transferência do conhecimento em enfermagem;
- Inovação associada aos cuidados de enfermagem;
- Redes transatlânticas de cooperação e investigação.
 
Esperamos que a realização deste XI ELB de Enfermagem contribua para a reflexão e clarificação dos desafios e tendências da Enfermagem para o terceiro milénio e para a divulgação de investigação em curso e a translação do conhecimento.
É com grande satisfação que acolhemos os participantes do XI ELB de Enfermagem, convidando-os a apreciar tudo o que a capital de Portugal tem para oferecer.
 
Sejam bem-vindos!